QUEM SOMOS?


Somos estudantes do ABC e de todo Brasil que fazem parte de centros acadêmicos, grêmios e DCE´s ou que simplesmente acreditam, de alguma forma, em um jeito diferente de fazer movimento estudantil. O que nos une é a vontade de construir uma educação pública de qualidade e um país mais justo. Se isso, na verdade, parece um velho anseio da juventude, não parece mais ser o que motiva a atuação da UNE.

A antiga entidade, porta-voz dos estudantes em lutas históricas, como as pelo monopólio do petróleo, contra a ditadura e pelo “Fora Collor”, hoje se encontra completamente degenerada. Recebendo anualmente milhões de reais do governo, a União Nacional dos Estudantes transformou-se em mero palanque eleitoral, ao perder por completo sua independência.

Somos, portanto, uma nova entidade estudantil brasileira sem “rabo preso” que quer resgatar o espírito livre com que os estudantes sempre escreveram a história do nosso país. Acreditamos que só com independência podemos estar atentos aos impactos negativos da expansão sem verbas do REUNI nas Federais, lutar contra o aumento das passagens e pelo passe livre com os estudantes secundaristas e universitários, contra o autoritarismo das universidades privadas frente aos inadimplentes e seus absurdos aumentos de mensalidades e um longo etc.

Venha conhecer a ANEL, participar de suas reuniões e fortalecer sua construção!


SEJA ANEL DE CARTEIRINHA! 

Além de ajudar a organizar nossas campanhas e eventos na sua universidade ou escola, procure um estudante da ANEL ou a Comissão Executiva para adquirir a sua CARTEIRINHA DA ANEL. Sendo um filiado, você poderá contribuir com a INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA da nossa entidade para fortalecê-la em todo o Brasil.